Voluntários

Post Pic

Voluntário é “o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social, pessoal e comunitário”. É uma profissão de prestígio, pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

Todos podem ser voluntários, independentemente de idade, condição social ou profissão. Basta querer ser. Mas o trabalho voluntário deve ser encarado com responsabilidade e com profissionalismo. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto. Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.

O voluntário que vivencia positivamente a atividade de compartilhar o que tem de melhor, desenvolvendo a iniciativa, é capaz de "mergulhar" em uma tarefa pelo prazer que esta lhe dá. Pela paixão de estar em uma atividade diferente daquela que ocorria em seu dia-a-dia.

Com o voluntariado aprendemos a ser empreendedores sociais. O voluntariado nos ensina a valorizar o amor ausente e não apenas o amor presente, a desconstruir conceitos, banir preconceitos e construir novos conceitos e, portanto, construir novos referenciais em nossas vidas.

Em síntese, é importante desenvolver a iniciação à arte de compartilhar: uma conduta sadia, inteligente, lógica e construtiva. Quem desenvolver, certamente experimentará uma nova escala de valores em suas vidas, humanizando cada vez mais o seu cotidiano. Não se trata de buscar respostas verbais sobre o papel do voluntário, mas de novas formas de agir, as quais sem dúvida exigem novos conhecimentos, novas condutas e novas aprendizagens. Como fazer? A resposta é: começar para experimentar.

O voluntário deve escutar e compreender; falar e debater; fazer e transformar. Em todas essas ações, a ética vem em primeiro lugar. Não prejudica seu trabalho dentro de uma empresa ou em sua atividade profissional regular, por conta de sua atuação social. Aproveita as habilidades desenvolvidas com o trabalho voluntário em sua atividade profissional e vice-versa. Capacita-se cada vez mais para aperfeiçoar sua atuação como líder. Atua com responsabilidade, cumprindo os compromissos assumidos com a atividade voluntária e com sua profissão. E age conforme os princípios da causa que defende.

O trabalho voluntário gera uma realização pessoal. Um bem estar interior originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo, aliado com a importância de sentir-se socialmente útil.

É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.

Se existe alguma forma que você possa colaborar, então se junte a nós, precisamos desde motorista a diretor executivo.

Patrocinadores

Apoio

Faça sua Parte

A sua doação ajudará a Voluntare Filmes na capacitação de novos talentos, produzir filmes com excelência... Clique aqui para doar

Novidades

Inscrições abertas.